sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Malas de aeroporto e os momentos intransponíveis da vida




Vamos descrever uma cena comum em voo doméstico? O avião acaba de aterrissar, já chegou a cidade de destino, mas ainda precisamos de tempo até que a saída da aeronave seja autorizada. Há um momento em que o chefe de serviço da aeronave anuncia “ desembarque autorizado”, então não todos, mas um certo número de pessoas se deslocam rapidamente ao corredor invadindo-o e impossibilitando aos demais acesso a saída. Então passam em torno de cinco minutos em pé, esperando que a abertura da porta aconteça, nesse momento creio que pode estar ocorrendo  o deslocamento e encaixe do túnel que liga o avião ao aeroporto. Grande parte dos apressados, que atropelaram e invadiram o corredor são condenados a esperar sua mala na esteira indicada pela companhia aérea, e daí por fim podem ir embora.

Nesse simples exemplo começo a minha reflexão, tudo bem, há pessoas com apenas malas de mão e a essas lhes damos justificativas para o atropelo e os cinco minutos em pé, mas não é o caso da maioria. Imagino que são conduzidas por uma ansiedade completamente irracional e não percebem o óbvio, o processo só acaba, quando sua mala está disponível na esteira e esta é uma variável que nenhum passageiro tem controle sobre ela. Então, claro que há pessoas que se não comportam dessa maneira, porque não esperar tranquilamente na poltrona? Lendo um livro, organizando seu dia, telefonando tranquilamente para os parentes, fazendo selfies com títulos “ cheguei”. E por aí vai. A mala na esteira de um avião está a todo momento em nossas vidas, no fechamento de um grande negócio, em um prazo que cobramos de um subordinado da nossa empresa, quando planejamos nossa ida ao trabalho. E nesses prazos, nesse mar de ansiedades, há pessoas que passam momentos de angustia, de impotência... sendo que a mala só chegará na esteira, no momento em que ela tiver de chegar, há variáveis na vida que não controlamos... isso é inevitável. Devemos identifica-las, para poder viver melhor, e nesses momentos poderemos estar sentados na poltrona, curtindo, escutando uma boa música, lendo um bom livro. Pois tempo bem vivido é o maior patrimônio que podemos construir na vida. 

sábado, 6 de dezembro de 2014

Tenho certeza

A dinâmica da vida é algo maravilhoso, da vida é única certeza que temos é que não temos certeza, a única verdade que podemos tomar como verdade é que existem sempre várias verdades, complexidades, sendo nós seres humanos complexos, estamos em total acordo com tudo aquilo que podemos tomar como base: a dúvida, a certeza passageira.



Quantas verdades já se deterioraram com o tempo? A profissão dos sonhos, o carro do ano, o casamento fracassado, o relacionamento que não deu certo, etc, etc. Ser interessante é sem dúvidas mergulhar na dinâmica, ou aceita-la com a maior naturalidade possível, aquele que a cada dia se descobre e se desdobra, sabe tomar a angustia, a dúvida como o mais saudável dos questionamentos que a vida nos permitiu ter. Gerando assim, a possibilidade se perguntar para dar o próximo passo. A minha geração, essa que hoje está na faixa dos trinta, pensa bem diferente que a geração dos meus pais, pois o que importa é a felicidade, o emprego dos sonhos já não nos prende, pois os sonhos muitas vezes são passageiros, mas a geração antiga tem algo de razão e cautela, pois o mundo continua tão real e feroz quanto antes, sem planejamento financeiro tudo é mais difícil.

    O que você faz hoje te faz vibrar? Te fez vibrar algum dia? Pois se o presente já se tornou passado, pouco adianta continuar caminhando, pois é sinal que essa fase chegou no seu ponto final. Quais são seus novos projetos? Os tem ou ainda não sabe? Mas calma! Não se esqueça do planejamento financeiro, talvez a fórmula para poder mudar e mudar, arriscar com um pouco mais de tranquilidade seja essa. Gastos a baixo da renda, pois em todo esse contexto e toda essa troca de ideias é isso que irá te permitir caminhar com cautela, sabedoria e impulsionar a sua verdadeira felicidade. Ideal demais para a realidade de algumas pessoas? Concordo, mas não custa nada refletir se o carro do ano é realmente aquilo que está te fazendo feliz ou a coleção de sapatos de luxo, onde se sequer houve tempo de utilizar todos eles. Então, verifique tudo ao seu redor, cada decisão, cada dia, trabalhado, compra, evento, discussão familiar, pois a vida é para ser vista a 360°, nela devemos mergulhar e por mais complexo que seja, devemos fazer análises profunda disso tudo. De maneira alguma, não devemos vive-la, como um bicho de estimação, que só se  permite ir onde seu dono quer, colocando a sua frente uma moita de mato inalcançável, onde corremos, corremos, gastamos energia, sem saber quem é o tutor disso tudo. 

Escrito por Daniel Vidigal