sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Como é bom conhecer pessoas empreendedoras



Dia de trabalho bem movimentado, eu retornando de Mossoró pela CE-040, já eram 14:00 horas e ainda não havia almoçado. Primeiro pensei em parar em uma das várias churrascarias que há nessa rodovia
mas sempre estavam muito cheias e eu passava direto. Os minutos iam passando e eu percebi que a fome só piorava, do nada me reparei em uma casinha simples com umas redes do lado de fora e uma pequena placa: Restaurante Cajueiro. Fiquei meio desconfiado, lugar muito pequeno, mas parei. Chegando lá havia um homem sem camisa deitado na rede, lhe perguntei se ainda estava saindo almoço, e quais opções estavam sendo servidas. Ele quase me colocando para fora do restaurante me disse:
-Sai só carneiro, quer?
Respondi:
-Claro que sim.
Ele se levantou colocou uma blusa e gritou:
-Mulher, prepara um prato de carneiro caprichado, tem gente aqui.
Dei uma volta no restaurante, observei as redes, as galinhas, uns bodes, os filhos dele correndo pela área toda, eram dois, e tinham entre 8 e 10 anos. Aproveitei e bati algumas fotos, achei o local curioso. Quando voltei a me sentar, parabenizei ele pela casa e lhe disse que era muito agradável. Ele lógico, agradeceu o elogio e fez propaganda da comida dele, que era a mesma que ele, a mulher e os filhos comiam. Quando a comida veio, realmente, um arroz soltinho e temperado, o feijão verde delicioso e o carneiro sem comentários, uma delicia. Dessa vez elogiei a comida, ele tornou a fazer propaganda, disse que a mulher faz pouca comida, que é a conta certa para em torno de 10 pessoas passarem por ali no dia, e que eu já era o décimo segundo e pensou em não me atender, mas como eu disse que queria o carneiro ele abriu exceção. Enquanto aproveitava aquele ventinho e a comida tornei a puxar assunto:
- Mas porque você não atende mais de dez pessoas por dia?
Ele respondeu:
-Rapaz, a partir dessa quantidade a comida começa a ficar ruim, e a mim o que me interessa é que a minha família coma bem.
Eu lógico comecei a me interessar por aquela filosofia de vida. Lhe disse, o ponto aqui é muito bom, essa rodovia é muito movimentada. Daí ele disparou a falar:
-Eu gostava dela antes da reforma, isso aqui quase deu errado várias vezes por causa dessa reforma. Primeiro eu tinha uma placa aqui grande, Restaurante e Churrascaria, daí paravam vários caminhoneiros mal educados, sem hora, e nada, e quando parava um, virava uma moda, em seguida isso aqui enchia, eles falavam alto, comiam feito uns mal educados e minha paz ia embora. Falei para a mulher que ia vender isso aqui, mas aí a mulher sugeriu que tirássemos a placa e colocássemos uma menor. Batata, a paz voltou a nossa casa. Depois teve uma época que isso aqui virou ponto de bêbado, o pessoal gostava das mesinhas aí fora para beber, e apareciam com som alto, sem hora e limites de parar, pensei em vender de novo, aí minha mulher sugeriu que não vendêssemos mais cachaça e cerveja. Hoje vendo no máximo umas duas cervejas, pois tem amigos que almoçam aqui e gostam, a depender de quem pede eu digo que não tem e torço para ir embora. Hoje um monte de corno aparece aqui querendo comprar, mas minha mulher diz que nessa casa está a nossa história e não me deixa vender As vezes tenho vontade de comprar uma área longe dessa estrada. Aqui vivo eu nessa paz, deus me livre ganhar dinheiro, isso é para quem sabe ter, eu nunca vi a graça. Outro dia apareceram aqui querendo pintar o muro com política, lhe disse que não voto em ninguém, muito menos pintar meu muro.
Quando ele acabou esse relato lhe perguntei se poderia bater uma foto sua, ele deu risada e disse:
-É cada um que aparece.
E bati as fotos. Acabei de degustar a comida, realmente, deliciosa, fiquei olhando para aquela figura. Apreciei o ventinho gostoso daquela casa, pedi um café, esqueci-me de muita coisa por um momento. Paguei a conta, antes de retornar a estrada ele me desejou boa viagem e para procurar ser feliz. Realmente um sábio, poucas pessoas desejam isso nessa situação, procure ser feliz. Tomei a estrada e retornei a minha realidade. Como é bom encontrar pessoas felizes e satisfeitas com a vida.

8 comentários:

  1. Olá Daniel... Muito bem escrito, consegui visualizar tudo que descreveu, como se realmente estivesse junto nessa experiência. As pessoas simples têm muito a nos ensinar, a forma de ver o mundo é diferente da que estamos acostumados ou da que nos é imposta no nosso dia a dia. Viver a simplicidade é a melhor forma de se viver feliz! Abraço amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sidney, o título tem influência em uma frase que vi em seu Blog: Seja empreendedor dos seus sonhos. Abraço

      Excluir
    2. Que bacana Daniel! Fico feliz que essa frase esteja fazendo parte de você, pois a considero muito forte. E é isso que devemos buscar sempre: Sonhar & Realizar. Abraço!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Daniel Vidigal,

    Essa historia é muito bonita pois nos mostra que precisamos de muito pouco para sermos felizes .”É preciso saber viver” como diz num trecho da música de Roberto e ERASMO Carlos,dando mais valor as coisas simples da vida.Parabens pelo conto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As pessoas simples de coração sempre me surpreendem e ensinam com suas atitudes.

      Excluir
  4. Que história mais linda Daniel!
    Tem tanta coisa pra falar, tanto destaque a fazer e não sei por onde começar. rs Bem todo o conjunto da sua narrativa me chamou bastante atenção, a começar pelo título relacionado a ideia de que é preciso investir em nossos sonhos. É isso aí, assino embaixo. Muito bacana a parte em que ele não serve mais do que dez refeições no dia e tudo isso visando a qualidade da comida servida, além de proporcionar bem estar à família. Vejo que nesse dia você recebeu uma aula de vida, de experiência transformadora. O bonito de sua parte é compartilhar conosco esse dia mais que especial. Procurar ser feliz é encontrar sentido nas coisas simples da vida, procurei e encontrei bem aqui em seu lindo texto, a alegria da simplicidade.

    Abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado de novo Carine. É... esse homem me pareceu muito bem centrado e seguro de seus objetivos, isso me chamou muito atenção. Nesse dia quando cheguei em Fortaleza parei em um posto de gasolina e escrevi esse relato em uns 10 minutos eu acho, ainda estava recente a lição que acabava de receber. Gosto muito de conhecer pessoas assim e procuro observar bastante para estar sempre aprendendo. Abraço

      Excluir