terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Os Trilhos da Vida

Os Trilhos da Vida




Otávio tinha acabado de fechar um grande negocio em Canoas, cidade do Rio Grande Do Sul. Eram 17 horas e o mesmo degustava um bom café com croissant em uma padaria. Era um homem de sucesso nos negócios, um negociador nato.  Aos 33 anos era o mais bem sucedido administrador de uma fábrica de sapatos Paulista. Tinha uma eficiência comercial formidável,  acostumado a participar de grandes jantares, almoços, eventos e encontros de executivos. Casado com Maria, de 28 anos, já possuía dois filhos:  o Pedrinho com três anos e a Mariana de dois.  Os compromissos e a carreira eram prioridade em sua vida e, com isso, era um pai e esposo ausente de casa.  Sempre de terno, cabelo era impecável, típico nos homens de negócios. No entanto, percebia-se algum vazio em Otávio,  apesar de sua impecável educação no meio em que transitava. Era um homem distante, sem vigor, uma linguagem corporal quase morta; faltava algo em seus olhos negros. Maria tinha se conformado com aquela vida de esposa abandonada pelos compromissos, passava o dia cuidando da casa, dos filhos e vendo televisão, principalmente programas de fofoca. Algumas vezes ela costurava, ato incomum para uma senhora de sua classe social, mas isso,estranhamente, confortava seu coração. 
A padaria em que Otávio  tomava café ficava em frente a linha do metro; o barulho nos trilhos e as pessoas dentro daqueles vagões o transportavam a algum lugar. Pediu outro café sorrindo comercialmente, pensou em abrir o Laptop, mas desistiu; até desligou o celular. A garçonete lhe perguntou se queria mais alguma coisa e, com sua habitual educação pediu outro café. Nem percebeu e já eram 20 horas, seu vôo só sairia no dia seguinte ás 7h da manhã. Ainda lhe restava uma longa noite no hotel. Pagou a conta do café e começou a andar sozinho pela calçada da BR-110, levando sua pasta e seu Laptop,  seguindo a linha do trem. Toda vez que o trem passava, olhava para todos os vagões e observava as pessoas que nele transitavam; viajava no barulho dos trilhos. Já eram 21 horas e estava na frente de um prostíbulo. Há muitos anos não entrava em um.  Como homem de negócios e poderoso financeiramente, tinha fácil acesso as mulheres. Entrou! Lá dentro a maioria das meninas tinham entre 18 e 22 anos, todas eram bonitas e belas de corpo, nenhuma lhe chamava a atenção, queria apenas se distrair e beber um pouco. Sempre alguma aparecia e lhe oferecia companhia, ele agradecia e com ela apenas escutava música de péssima qualidade: Sertanejos, forró eletrônico, etc.
Certa hora uma moça jovem lhe chamou atenção:branquinha como um floco de neve, cabelo bem cuidado, seu corpo era magro e naturalmente bonito. Era espontânea, fumava e sorria com as amigas. Otávio se tornou tímido naquele momento, mesmo assim chamou a moça para conversar. Ela sentou e automaticamente pediu uma dose de Wisk, e apontou para ele, como sendo o pagador da bebida. Ele não sabia o que queria conversar, mas queria saber algo sobre ela. A moça o tratava como um saco de dinheiro, apenas aguardando uma boa proposta. Vendo que ele não tinha assunto e que o rapaz não lhe renderia mais que a dose de Wisk ela se levantou e começou dançar. Seu corpo se movimentava com uma energia impressionante, em uma linguagem sexual; a moça era livre e desimpedida. Ele simplesmente não conseguia tirar os olhos dela e lhe convidou a tomar outra dose. E por fim tomou coragem:
- Como é o seu nome?
- Eduarda.

- Quanto é o programa?
Ela friamente respondeu:
- 200 reais mais o aluguel do quarto.
- Mas eu só quero conversar, quando você cobra para conversar meia hora comigo?
- Querido, meu tempo é dinheiro, conversando ou fazendo o que você quiser, uma hora são 200 reais.
Otávio se sentiu estranho, se percebeu pela primeira vez na  vida um saco de dinheiro.
Ele aceitou:
- Tudo bem, 200 reais para conversar.
Quando chegaram no quarto ela imediatamente acendeu um cigarro, ele pediu que apagasse, mas ela se negou:
- Você não colocou no contrato: não fumar.
Otávio observou o quarto e percebeu que havia uma janela que  dava de frente para a linha do trem;  esperou que ele passasse para escutar o barulho dos trilhos. Ela se interessou por aquilo e perguntou:
- O que é que você está fazendo?
- Não sei por que, mas gosto de escutar o barulho dos trilhos.
- Sério? Por quê? Que estranho.
- Queria ter a resposta, mas não tenho, apenas sei que me faz bem. Menina, onde estão seus pais nesse momento?
- Minha mãe está em casa, eu digo para ela que faço eventos. No fundo ela sabe da verdade, mas faz vista grossa. Meu pai eu não sei, como a minha mãe mesmo diz, era um homem como você, de negócios, “comeu ela” e desapareceu no mundo. Minha chegada ao mundo foi muito triste, não quero falar disso, minha mãe nunca superou ser mãe solteira desse jeito; minha família apesar de pobre é muito tradicional e rígida.
Eduarda percebeu que Otávio tinha real interesse em sua vida, então continuou:
- Até os sete anos minha mãe chorava quase todos os dias, me levava chorando para escola, e pela noite reclamava de tudo e de todos, de como o mundo foi injusto com ela, depois do meu nascimento nunca mais se relacionou com outro homem, é uma mulher triste.
Otávio estava escutando tudo, a conversa mexia com ele, de certa forma o tocava. Os olhos de Eduarda expressavam vontade de ser feliz, apesar de distantes também. Ela se aproximou de Otávio e lhe deu um beijo na boca, tratou ele com um carinho que ela nunca tivera por nenhum outro homem, ele por sua vez se desligou de tudo: De sua esposa que tinha se moldado a aquela vida e seus compromissos. Ficou anestesiado com aquele beijo. Tratou-a como mulher, como sua primeira namorada. Há muitos anos suas qualidades de amante estavam adormecidas e naquele momento afloravam com uma violência estúpida, a cada beijo um homem sensível ia renascendo das cinzas. Já Eduarda, sentia pela primeira vez o gosto da vida, percebia a bondade dos homens. As coisas naquele quarto foram evoluindo naturalmente, ambos foram mergulhando naquele momento. O que estava acontecendo naquele quarto era muito mais que um encontro de dois corpos, distante de um executivo e uma prostituta, eram simplesmente duas almas, uma precisava da outra, e juntas percebiam o gosto da vida.
A hora tinha passado, ele queria continuar com ela, ela também o queria. Na boate continuaram bebendo e dançavam. Eduarda se sentia como uma menina amada, Otávio se sentia como um adolescente leve espontâneo, o homem que fora um dia. Mesmo que desajeitado dançava sertanejo, já ela poderosa com o corpo, tomava conta da situação. Nem perceberam e já eram cinco e meia da manhã. Ele tinha que pegar o voo e ela o trem. Otávio com sua mala a acompanhou até a estação, quando o transporte chegou ela se foi, o barulho dos trilhos dali de perto era contagiante e alto. Naquele vagão ela ia embora, ele queria que aqueles trilhos nunca parassem de cantar. Não pegou seu telefone e sabia que Eduarda era um nome falso.
Eduarda dentro do trem tirou uma santinha de dentro do bolso, seu tio tinha dado de presente quando tinha quatro anos, era o último ato de bondade que se lembrava de um homem. Apertou bem a santinha, sentiu um amor imenso pela sua mãe e por si mesma , decidiu que a partir daquele dia iria dar outro rumo a sua vida, só queria estar com aquela que lhe trouxe ao mundo e lhe agradecer pela primeira vez por fazer parte dele. Já ele, chorava na estação de trem como uma criança, se lembrava da lua de mel com sua esposa e se perguntava no que havia se convertido: Um saco de dinheiro e distante da alma e infeliz. Ele só queria ir para casa, abraçar seus filhos, sua esposa e começar uma nova vida,  ainda  estava em tempo.  Algo terno e bonito tocou em  ambos corações naquela noite:



15 comentários:

  1. A vida é mesmo irônica muitas vezes. No sentimento não existe experiência, idade, condição social, local, tempo. O coração bate involuntariamente. Bonito conto, com um desfecho que faz misto entre alegria e tristeza, mas de certa forma encontraram-se cada um em sua vida. Um momento marcante para os dois, uma única intersecção nessas duas vidas que seguem agora com sentido. Parabéns pela escrita. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Paulo. É verdade...muito além de um encontro de executivo e uma prostituta...abraço

      Excluir
  2. Texto muito bem escrito, a história em si é boa, porém só não gostei da traição, acho que não é necessário isso para pessoas mudarem, e pobre da mulher desse homem, vivendo por ele, moldou-se pra ele, enquanto ele deitou-se com outra. Isto é uma coisa que não aceito tanto para homens , quanto para mulheres.

    beijoos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Mayara. Fico contente por ter lido e deixado seu ponto de vista. Beijos

      Excluir
  3. Isso que é um belo final....às vezes acontecem alguns desvios realmente, e nem sempre são transponíveis...

    []s

    ResponderExcluir
  4. Daniel meu amigo, muito bom! Fico feliz em ver que tem continuado a escrever e mostrar o seu talento. Parabéns, gostei muito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí Sidney, cada vez mais apaixonado por esse hábito de colocar no papel....

      Obrigado pela visita e incentivo

      Excluir
  5. Olá Daniel. Que extraordinário!!! Sensacional a sua reflexão. Um choque de realidade impressionante. E tua linguagem prende o leitor. Que coisa boa te ler!

    Boas festas pra ti e que em 2013 tu continue nos encantando com belíssimos textos.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei contente que o texto lhe traga reflexão, quando escrevo expresso uma ideia, um bom sentimento...seu comentário me deixa muito satisfeito com o blog. Tenho acompanhado seu enredo.

      Boas festas para você também, vamos ver em 2013 com que sua personagem nos surpreenderá.

      Abraço

      Excluir
  6. Parabéns Daniel, seu conto é precioso, ele nos faz rever valores, sonhos, medos, perspectivas e ao ler seu texto despertamos em nós interrogações necessárias sobre aquilo que é confortável ou não em nossa consciência.
    Por último um final cheio de riqueza onde cada um consegue descobrir aquilo que realmente é importante na vida, a verdadeira lição que fica quando realizamos nossas escolhas.

    Forte abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Carine. Fico contente que o conto tenha esse efeito positivo sobre você. No mundo patriarcal em que vivemos a vida pode nos direcionar para um aparente conforto. Seu comentário é bem construtivo e traz reflexão, até para mim mesmo que escrevi o conto.

      Abraço

      Excluir
  7. Olá! Tudo bem com você?
    Belíssimo post! Texto muito bom mesmo, muito reflexivo e eu estava realmente pensando nisso ultimamente. Foi bom porque novas ideias nos ajudam muito a encontrar novas soluções na nossa vida, eu gosto de reflexões assim.
    É sempre bom passar por aqui, gosto de apreciar as coisas que você escreve e seleciona com tanto cuidado.
    É um grande prazer deixar meu comentário dizendo que adorei sua postagem!

    Que você tenha um ótimo 2013, com muita paz, amor, e que todos os seus sonhos e planos se realizem!
    Desejo tudo isso do fundo do meu coração!
    Um grande beijo
    Até mais

    ;**

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Gabi, saber que o texto lhe traz reflexão é bem gratificante. Sempre que escrevo me sinto bem, saber que outras pessoas compartilham esses bons momentos é muito legal. Meu 2013 com certeza vai ser desse jeito mesmo...tenho bastantes sonhos e planos mesmo rs...um comentário verdadeiro, positivo e cheio de alegria não tem preço. Outro beijo grande e lhe desejo o mesmo...muita paz, amor, paciência... Tudo de bom na sua caminhada.

      Beijos

      Excluir
  8. Passando para desejar que tenhas um ano novo de muita paz e saúde, pleno de realizações. Feliz 2013!!!

    ResponderExcluir