domingo, 4 de novembro de 2012

A Professora Maria Mabel


Ler é um dos maiores lazeres que a vida me permitiu, mergulhar em um bom livro é uma viagem sem volta, sempre nos trás algum aprendizado ou questionamento.  As pessoas cada vez lêem mais, me pergunto o que as motiva. Eu como amante dos livros não tenho as respostas, mas posso contar um fato curioso que  aconteceu quando cursava o primeiro ano em Valencia na Espanha.
Nessa época não era muito fã de estudos, era adepto a brincar na rua, sempre que havia um livro para ler na escola eu tomava aquilo como castigo, pois sempre gostei de ler o que me apetecia,  por obrigação era muito chato. As professoras empurravam goela abaixo algum livro importante da literatura espanhola. Já a Maria Mabel fez diferente. Ela disse que teríamos de ler um livro para ter uma das notas peso três naquela unidade, eu estava bem aborrecido com a novidade, a mesma informou que utilizaria um método diferente, que nos ensinaria a gostar de ler. Perto da escola havia três livrarias e uma biblioteca pública, então ela separou duas horas para que nos dedicássemos simplesmente a folhar os livros nesses quatro estabelecimentos. Prestávamos atenção nas capas, na introdução, no tamanho dos livros, no número de páginas, na editora, etc. Já em sala de aula ela nos perguntou se algum livro tinha nos chamado a atenção, seja por qualquer motivo, deveríamos escrever o título e relatar por que. Depois ela nos orientou escolher um dos livros relatados por nós mesmos, e nos deu três meses para ler. Eu escolhi as Aventuras de Huckleberry Finn de Mark Twain, o motivo tinha sido o título e a capa, me deliciei naquela leitura. Após três meses todos na turma tinham terminado. Depois ela passou um exercício simples:
1-      O livro correspondeu às expectativas?
2-      Faça um breve resumo.
3-      Que lições este livro deixou para a sua vida?
4-      Comente como foi a leitura.
5-      Você recomendaria este livro a alguém? Relate porque.
A atividade foi um sucesso, me ensinou a gostar ainda mais de ler. A professora Maria Mabel nos ajudou a ter gosto pela leitura. Sem criticar os outros, mas experiências como essas são as que realmente nos marcam.  

3 comentários:

  1. É verdade Daniel essas disciplinas como sociologia, literatura entre outras na maioria das vezes são taxadas como chatas, pois temos que sempre esta lendo algo e opinar nossas opiniões .Felizmente de vez enquanto encontramos em sala de aula essas Marias que fazem toda diferença e tonam bem mais agradável e prazerosa a leitura e a busca de conhecimento diário pois bem deixo aqui no seu blog a minha gratidão por essas pessoas .Belo conto Daniel Vidigal

    ResponderExcluir
  2. Dani, não se esqueça que você foi criado em uma casa com muitos livros (bons) e pais que amam a leitura...acho que no final isso deve influenciar alguma coisa também nao e? Eu me apaixonei pelos livros vendo sua vó sempre com um livro na mão e...muitos livros em casa para ler....

    ResponderExcluir