sábado, 13 de outubro de 2012

O Xadrez


Xadrez,
É um jogo milenar que se perpetua, há diversas explicações para tamanho sucesso. Serão os símbolos que existem nesse desafio entre duas pessoas?
 O Rei é a peça mais importante do jogo, é dele que o enxadrista deve cuidar, e o rei oponente deve ser rendido. O Rei é a peça mais frágil e mais lenta de manejar. Já a Rainha, é a mais forte, possui flexibilidade para ir a todas as direções, ela pode ser sacrificada, porém, mantê-la no jogo até o final é de grande vantagem, principalmente se sacrificamos a rainha inimiga. O cavalo, a torre e o bispo têm quase o mesmo valor. O peão é quem vai à frente, este se chega até a última casa do oponente pode se transformar na peça que quiser. É um jogo de raciocínio lógico para quem gosta de desafios.  
Horas e horas são investidas por pessoas de todo o mundo, principalmente com o estouro da internet. Quem entra em uma partida de Xadrez não entra para perder, por isso nunca incomodar alguém durante o jogo, o estágio de concentração é máximo, e a derrota tem gosto amargo. Mas quando se perde não há a quem culpar, o responsável por todos os movimentos é você mesmo, um jogo sem sorte envolvida, nenhum dado, nada. Apenas sua capacidade de pensar, prestar atenção, se concentrar e ir até a vitória. Em muitas jogadas o tempo passa, e não é possível saber qual é o melhor movimento, não há tempo para analisar, um mar de possibilidades e angustia toma conta do enxadrista, jogar ou não jogar, continuar pensando ou jogar logo, o tempo passa. O certo pode ser jogar logo, a decisão pode ser equivocada ou correta. O tempo é limitado, seu oponente tem a mesma vontade de ganhar que você, se vier a vitória, todos os méritos são seus, se vier a derrota, o responsável é você, sinal que de que precisa treinar mais para vencer aquele oponente. 

Um comentário:

  1. O xadrez realmente é um jogo milenar, acho ate que todos deveriam ter um pouco de noção sobre esse jogo ele aperfeiçoa nossas virtudes como paciência, concentração entre outras, bom com toda essa explicação me deu mais vontade de aprender a como jogar o xadrez.

    ResponderExcluir