domingo, 10 de fevereiro de 2013

Baía de todos, todos os Santos


Foto 1: Desconhecido (se alguém conhecer o fotografo fico agradecido)

O dia amanhece na Baía de todos os Santos, um dos maiores presentes que a natureza deu a cidade de Salvador. O sol aos poucos invade a água provocando um leve brilho, evento que privilegia a todos que tem essa vista. Sandro e Lucia apreciam esse  espetáculo todos os dias, vivem ao lado da Igreja da Conceição e uma pequena escada dá acesso ao apartamento. Trata-se de um prédio que tem pouco mais de cem anos, foi provavelmente a casa de alguém muito rico a um centenário atrás. Os quartos em sua maioria são ocupados por prostitutas que trabalham na avenida sete ou atendendo marinheiros que descansam no porto. O quarto tem um leve cheiro de mofo, por mais que ele seja limpo o cheiro ficou impregnado. O colchão é defeituoso como um todo, mas ha pouco tempo para reclamar e se queixar dessas coisas, até mesmo porque a infância de ambos fora muito pior. Ele fugiu de casa aos 15 anos porque era espancado pelo padrasto. Já ela foi abandonada quando criança, nunca se interessou pelo emprego de prostituta, chegou a fase adulta pedindo esmola nos semáforos e na adolescência aprendeu a lavar roupas, profissão que lhe permite um lugar digno e não perturbador na sociedade até hoje. Sandro por sorte tem seu próprio negocio, ele é flanelinha, o mesmo alugou um ponto bem movimentado onde se guardam muitos carros. Ao contrário da maioria dos seus colegas de profissão ele é conquistador e encanta a todos os clientes, nasceu para ser popular.  Seu ponto é muito disputado, mas não vale a pena entrar nesses detalhes, o “dono” da rua só lhe fornece o local porque sabe de seu potencial. O dia vai passando para Sandro, o mesmo sol que brilha e encanta de manhã cedinho, agora torra. Haja energia, a água é escassa, alguns não querem pagar, outros pedem uma lavagem... O dia vai passando para Lucia também, as roupas não param de chegar, tudo é lavado na mão em um beco que faz um calor insuportável, o ar simplesmente não circula. O coração pulsa, as mãos respondem e ambos desempenham seu papel na sociedade... A ninguém eles incomodam, as vezes parecem que nem existem. No mesmo compasso das batidas do coração a noite chega. Com o dinheiro arrecadado a quantia do aluguel da rua é separada, grave encrenca se o mesmo não for pago. O dinheiro da noite dá para uns pãezinhos com presunto, as vezes até para um leitinho. A Baía de todos os Santos no horário da noite é linda, a lua sempre está presente, de mãos dadas eles apreciam a noite. Tudo o que eles têm na vida é um ao outro, eles não querem incomodar, apenas trabalhar, apenas viver. Lucia na hora de dormir pensa em ser mãe, mas olha a sua volta e reprime o sentimento. Sandro pensa em ser pai, mas quando olha pela janela, observa meninos de rua fumando craque e se pergunta: Com quem meu filho iria brincar? Uma leve lagrima lhe escorre no rosto, com o dedo um pouco sujo ele a limpa. O sono toma conta, eles dormem, descansam, deverão estar prontos para mais um dia.
Escrito por: Daniel Vidigal


Foto 2: Desconhecido(se alguém conhecer o fotografo agradeço a  ajuda). 

6 comentários:

  1. Simplesmente lindo... Quantos Sandros e quantas Lúcias haverá nesse Brasil? Meus parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Raquel, que os Sandros e Lucias se mantenham firme, trabalhem, vejam o mundo com olhos de justiça, que não fraquejem, que não viram bandidos, quando viram bandidos, eles lembram a sociedade que o problema social existe. Façamos todos os dias um exercício para mudar e modificar algo.
      Obrigado.

      Excluir
  2. Que haja esperança inacabavéis nas Lúcias e Sandros espalhados por aí.

    ResponderExcluir
  3. Replico a resposta que dei para Raquel: ue os Sandros e Lucias se mantenham firme, trabalhem, vejam o mundo com olhos de justiça, que não fraquejem, que não viram bandidos, quando viram bandidos, eles lembram a sociedade que o problema social existe. Façamos todos os dias um exercício para mudar e modificar algo.
    Obrigado Jair, sempre ter sua visita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que existem estas pessoas que nunca desistem da vida, mesmo com dificuldades transformam tudo que deveria dá errado num jeito certo. Parabéns a essas pessoas que enchem de orgulho o nosso país que com toda injustiça, lutam a cada dia para ser uma pessoa digna, honesta e que só querem viver em paz consigo mesma.

      Excluir
    2. é verdade...captou bem a minha intenção ao escrever o textp.

      beijos

      Excluir