domingo, 16 de junho de 2013

Pião de Trecho----Capitulo 1 : A vida


Aqui começa um relato que será contado aos poucos em dez capítulos.....





Algum domingo de 1992,


Domingo a tarde era dia de jogo entre os bairros da cidade de Cachoeira interior da Bahia, estes aconteciam em um campo na beira do rio Paraguaçu que ficava nas propriedades da Família Nascimento. A origem da família era um casal de escravos que foi morar ali em 1872 e aos poucos filhos, amigos, primos e conhecidos foram chegando e ocupando aquelas terras ao lado do rio. O time da família Nascimento estava jogando naquele dia, o outro time era da praça e era formado por amigos que gostavam de futebol. A faixa etária dos garotos variava entre 16 a 20 anos, enquanto eles se divertiam as famílias e as namoradas torciam do lado de fora e a rivalidade entre os dois times era grande. No time da Família nascimento havia um grande entrosamento entre três primos: Israel (17 anos), Jeremias (21) e Pedro (18). O Juiz era o mesmo há muitos anos, seu nome era João Manoel, mas como sempre apitava com cara de preocupado seu apelido era Cara de Jaca, e das laterais as pessoas gritavam:
- Deixe de roubar Cara de Jaca. Ladrão... ladrão... descarado. Há há ha o cara de jaca ficou doido. Cara de jaca tomou foi muito leite de cabra estragado quando era pequeno.


Aos 20 minutos do segundo tempo (a partida durava dois tempos de 25 minutos) o jogo estava um a um. Do nada uma bola sobrou para Pedro na entrada da área, ele friamente dominou e chutou no cantinho. Gol! Os três primos se abraçaram e comemoraram bastante. Carine a namorada do Pedro vibrou muito, esta estava na flor da idade com 17 anos e era uma linda mulata que exalava o frescor da vida, estava apaixonada e vivia seu primeiro amor. Israel não tinha namorada naquela época, ele curtia estar com uma e outra. Jeremias já estava noivo de Luíza e já existia um bebê a caminho, seu pai tinha lhe dado um cantinho de terreno na beira do rio para que ali ele pudesse construir sua casa próxima a família.
Quando o jogo acabou todos correram para o churrasco e as duas torcidas viraram uma só, ali as famílias conversavam bastante dos diversos e simples assuntos da vida. E a tarde foi chegando ao seu fim, o sol foi se pondo, a cervejinha bem gelada não acabava. Alguns homens iam ficando bêbados, outros tomavam uns puxões de orelha de suas mulheres e tinham de ir cedo para casa...e o sol foi raiando sobre o rio com a linda vista da pedra do cavalo. Pedro foi para casa tomar banho para mais tarde se encontrar com Carine, ele tinha uma bicicleta de marca barra circular, o mesmo colocou Carine na garupa para apreciar o rio durante a noite, eles foram ganhando a floresta, a lua, os beijos foram evoluindo, o vestido que ela usava era sedutor, o short que ele usava era escancarado, para eles a noite não tinha limites.  
No dia seguinte a vida continuava e existia um lado duro e impiedoso na realidade dessas pessoas. Seu Samuel, pai de Pedrinho, ganhava a vida criando galinhas e vendendo sucos e ovos na cidade. O sol não tinha pena e cada dia vencido era motivo de muito orgulho para Samuel. Sua esposa se chamava Laurenice, e além de Pedro eles tinham tido a caçula Juliana. Pedro e Juliana iam a escola por conselho do pai, ele lhes recomendava uma vida diferente daquela. Pedro pedalava todos os dias 12 km para ir e vir carregando sua irmã. Dona Laurenice passava o dia cuidando da casa, da comida, das roupas...  era uma mãe muito carinhosa. Samuel todos os dias a noite contava antigas histórias dos tempos de escravidão, essas eram passadas de pai para filho e certo rancor pela burguesia da cidade não morria nunca, o céu era limpo e estrelado. O pai de Jeremias e Israel tinha uma barraquinha na feira da cidade, Seu Mariano tinha uma condição de vida um pouco melhor, ele comprava mercadorias do Paraguai para revender em uma barraquinha na feira da cidade: carteiras, boné, óculos, relógio, blusas, bermudas, pochete, etc. 
No sitio da Família nascimento habitavam aproximadamente 200 pessoas distribuídas entre 12 familias, todos de certa forma eram primos e parentes. Ali existia uma união muito grande e ao mesmo tempo um número de picuinhas insuportáveis. Mesmo com as picuinhas, quando alguém tinha um problema a comoção era geral e todos se uniam para ajudar quem estava precisando. 

Capítulo 2 (só o começo)
Fábrica de Papel,

O anuncio da construção de uma fábrica de papel foi anunciado na cidade. Uma grande confusão de ideias tomou conta de todos, alguns diziam que a fábrica era o fim, para outros marcava a chegada do desenvolvimento. Israel, Jeremias e Pedro passaram por perto para se interar do assunto, no começo pouco se interessaram. Mas a medida que a construção foi evoluindo algumas pessoas que nela trabalhavam começaram a comprar bicicletas bonitas, motos a prestação, televisão, vídeo cassete, etc. E conseguir emprego na construção da fábrica foi se tornando um sonho para todos os jovens da cidade ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário