sábado, 1 de junho de 2013

Vozes do além


As vezes paro um pouco para refletir sobre figuras como Cazuza, Elis Regina, Raúl Seixas, Jim Morrison, Janis Joplin e outros. Estes foram artistas que deixaram contribuições preciosas para a música, pois suas melodias tem se mostrado eternas ao longo desses anos. Em contrapartida eles tiveram vidas pessoais conturbadas e “autodestrutivas”, coloquei entre aspas porque não sou ninguém para dizer como cada um deve viver e se expressar. Já outros conseguem compor e viver “bem”: Zé Ramalho, Lenine, Joe Cocker, Vinicios de Moraes, etc. É claro que quem vive muito geralmente demora um pouco mais para se tornar um mito.

Mas o foco desse texto é falar dos artistas “caóticos”. Que tal começar a falar um pouco de Elis Regina? O que mais me chama a atenção em suas músicas é o grito, pois ele é verdadeiro, tenho a impressão que vem de longe e é exageradamente desesperador. Acho que por alguns momentos sua música nos transporta a mundo onde as pessoas se amam, há respeito e a inteligência coletiva existe. A mensagem não vem em forma de paz e sim e de maneira caótica e intensa. Talvez Elis não soubesse fazer contato com essa “realidade” tão distante. É possível que sensações de desespero, impotência, insatisfação tomassem conta de sua vida e esses sentimentos reprimidos se expandissem em forma de música. Mas quem sou eu para saber de fato o que se passava em suas entranhas?



Exemplo de um grande poeta é Cazuza. Acho que muitos brasileiros gostariam que ele fosse um grande líder político, casado e fizesse boas palestras. Em contrapartida ele foi drogado, não tinha papas na língua, era homossexual (para preconceito de alguns) e Aidético. Mas que mensagens Cazuza deixou sobre nosso país? Na minha opinião ele joga água nas mentes adormecidas. Há duas frases que dizem muito sobre sua missão, são da música “O tempo não para”. A primeira:
“ A tua piscina está cheia de ratos, tuas ideias não correspondem aos fatos”.
A segunda:
 “Dias sim, dias não eu vou sobrevivendo sem um aranhão da caridade de quem me detesta”.
E lá vêm os questionamentos: 
Quantas pessoas com a piscina suja de ratos veneramos , “respeitamos” ou toleramos? Não deixe de prestar a atenção nas “aspas” desse texto. Quantos empresários? Quantos parceiros comerciais? Quantos vereadores? Quantos cargos públicos? Quantos prefeitos?
Assim é o mundo das engrenagens, de certa forma devemos fazer parte dele para sobreviver. Mas em que proporção? Completamente cegos e adormecidos? Parcialmente acordados? Ou Completamente despertos e transformando para o bem? É complicado saber exatamente onde nos encaixamos nessas engrenagens em que se atiram pedras nos usuários de maconha (hoje evoluiu para o craque), nos ladrões de coisas baratas, nas prostitutas, etc. O fato é que é complicado e difícil estender a mão para esse lado da sociedade que é fruto das engrenagens que nós mesmos alimentamos.

Poderia escrever bastante sobre Raul Seixas, Jim Morrison e outros. Concordo que o padrão de artista ideal é aquele que consegue o equilíbrio entre esse mundo distante e perfeito com o mundo das engrenagens. Também acho que artistas caóticos não são exemplos de vida a serem seguidos, sou a favor do equilíbrio, do lar, da construção e da felicidade transformadora. Mas acho que não devemos deixar de prestar atenção nas belas mensagens que estes nos deixaram.  Quem sabe assim não podemos fazer um pouco melhor? 




Escrito por Daniel Vidigal

3 comentários:

  1. Olá, tudo bem?

    Belíssimo post!
    Será sempre bom passar por aqui, gosto de apreciar as coisas que você escreve e seleciona com tanto cuidado.
    É um grande prazer deixar meu comentário dizendo que adorei sua postagem!

    Desculpe meu sumiço, a faculdade está me consumindo =p


    Vou deixar uma frase aqui que acho muito bonita como um presente para vc:

    "Por fora, já desistiu. Por dentro, sempre descobre alguma desculpa
    para recomeçar." (Fabrício Carpinejar)


    Um grande beijo!

    ;**

    www.gabs-13.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Nossa Danie!!! Realidade!! As duas frases da musica do Cazuza realmente exprimem a realidade da vida. Muito bom! É de parar para refletir com suas palavras.. muito bem escritas!! Parabéns!! =)

    Aproveito para te desejar um Feliz Natal e um Ano Novo cheio de paz, luz e saúde!!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Rosana, feliz natal e muita saúde e paz para você também. Fico feliz que gostei dos meus textos.
      Abraço

      Excluir