segunda-feira, 6 de maio de 2013

Teste de aptidão




Todos que surfam na Taíba conhecem o restaurante e as aulas de surf do Toinho, ali é o local onde os surfistas guardam suas coisas, almoçam e tomam água de coco. Certa vez estava em um fim de tarde sentado no restaurante quando chegou um rapaz que limpa terrenos, ele pediu uma cerveja e sentou-se. Era magrinho, já estava bêbado e tinha uma aparência bem judiada. Em meio a conversa eu lhe perguntei:

- O que você faz?

Ele me respondeu:

- Além de limpar terrenos para comprar bebida e comida eu faço o bem- sorriu e levantou a cerveja.

Achei bem curiosa a resposta. Mas vamos em frente. Uns quinze dias depois lá estava eu novamente no restaurante do Toinho em um fim de tarde curtindo o que restava do domingo. Então o Toinho precisou sair e nos pediu para olhar o restaurante por uns quinze minutos. Do nada chega uma surfista com seu filho, uma criança de aproximadamente cinco anos precisando das chaves do carro para ir embora. Mas Toinho tinha saído. Então nosso amigo que veio a terra para fazer o bem, pega a bicicleta e diz que vai atrás do Toinho na Mercearia, em pouco tempo ele retorna com as chaves do restaurante e começa a procurar as chaves do carro da mulher. Do nada ele saí de dentro do restaurante sorrindo e entrega a chave a criança ( e não a mãe), o menino abre um sorriso e ela agradece. Liga o carro, começa a manobrar. A criança lhe dá tchau, ele solta um sorriso bem verdadeiro e acena com as mãos. Se senta e volta a beber sua cervejinha, que aquela altura já deveria estar quente.
Então eu pensei: Que profissão pouco valorizada, fazer o bem.

Um comentário:

  1. Que palavras doces “fazer o bem ” .Que bonito esse humilde homem mostrou que pequenos atos fazem muita diferença e com isso sensibilizou um escritor e os seus leitores.

    ResponderExcluir