domingo, 4 de agosto de 2013

Pião de Trecho --- Capítulo 9: Montagem na veia

(Vai passar de dez capítulos...)




No dia seguinte todos fizeram os exames e depois já assinaram as carteiras de trabalho. Aquelas torres, aqueles grande tanques, aquelas pessoas andando de um lado para outro... esse mundo industrial deixava Pedro impressionado.

 
 
Aos poucos ele foi se enturmando e entrando no espírito do trabalho do time de Ulisses. A sua equipe foi formada com as pessoas do próprio quarto. Nobrega era o encanador líder da equipe, este já estava a 16 anos no trecho e bebia todos os dias. Jackson era o lixador, era evangélico estava no trecho a 12 anos, passava as noites rezando e seu objetivo era ganhar dinheiro no trecho e depois sair. Jarbas era o soldador, estava no trecho a seis anos e sempre que podia saia para paquerar garotas. Haviam mais três ajudantes: Junior, Sales e Pablo... estes como Pedro estavam em sua primeira empreitada e passavam por sensações parecidas. Ulisses passava todos os dias no quarto para contar as novidades do empreendimento: Os equipamentos que chegavam, local onde eles trabalhariam. Sempre trazia umas cervejinhas para ficar conversando com o pessoal. O seu maior objetivo com esta ação era unir e equipe e fazer com todos se sentissem integrados ao seu grupo. A entrada dos trabalhadores na obra era impressionante, todos os dias entravam 2000 mil homens. Então o trabalho árduo foi começando, havia que carregar tubos metálicos pesados, carregar os equipamentos de solda, deixar a área limpa, levemente aquele ambiente industrial foi se tornando Familiar para Pedro, em compensação ele começou a entrar no embalo de tomar uma cervejinha todos os dias, ela aparentemente aliviava a saudade de casa e o desligava do dia estressante. Todos os dias ele ligava para Carine para saber dela e dos filhos, e lhe dizia que o fim do mês estava chegando, que ele mesmo iria ao banco depositar o dinheiro, que não iria faltar nada em casa. Carine apenas lhe dizia:

- Pedro o Tiago está morrendo de saudade, volta logo. Você paga essas dívidas e volta para casa.

Ele escutava mas estava se contagiando com a cultura de estar fora de casa, ele foi enraizando a pegada das obras de montagem, onde muito se bebe, se trabalha, se diverte, se brinca, se fofoca, etc. A vida do trecho apesar dos sacrifícios tem diversos encantos. O trabalhador de campo tem uma maneira boa de encarar o ambiente de trabalho, quando ele está satisfeito, brinca muito, coloca apelidos dos mais engraçados... namoram as meninas que o momento oferece. Nesse mundo Pedro foi mergulhando, ali foi ganhando dinheiro, o casamento foi esfriando, as idas a casa eram de três em três meses. Carine queria que aquela solidão acabasse logo, ela não procurava pensar o que Pedro poderia estar fazendo.

Perto das obras sempre se formam bares que são frequentados em sua maioria por trabalhadores. No caso de Cubatão existia um sambinha todos os dias, e nesses bares as mulheres sedentas por wisk não demoram de aparecer. Pedro começou indo um dia por semana, depois dois, depois três... sempre que podia namorava as meninas, começou a ficar viciado em horas extras para ganhar mais dinheiro, pois as farras eram caras, mesmo assim em casa nada faltava. Um ano se passou, Pedro tinha ido apenas três vezes em casa e ele já era membro permanente e competente da equipe de Ulisses. E já conversava em quantas toneladas sua equipe iria montar naquele mês. Já Carine, agradecia a Deus por não estar passando fome, pois nada faltava em casa, mas queria Pedro pertinho dela dando atenção a sua família, pois as dívidas já estavam pagas e Carine não entendia porque ele não largava aquela vida maluca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário