segunda-feira, 29 de julho de 2013

Pião de Trecho---Capítulo 8: São Paulo


A viagem foi muito cansativa, ela durou três dias e muitas vezes o ônibus demorava de chegar nos pontos de alimentação cadastrados pela empresa. Antes de chegar a Cubatão foi necessário passar por São Paulo capital, aquilo foi um novo mundo para Pedro, estava assustado e vislumbrado ao mesmo tempo. Aquele transito, prédios, avenidas eram completamente diferente do que Pedro realmente esperava. Sentia-se acuado, um pouco amedrontado, pararam para fazer um lanche em um posto de Gasolina, o sotaque das pessoas era bem diferente, ele não encontrou o perfil acolhedor das pessoas com o qual estava acostumado em Cachoeira. Pouco depois o ônibus seguiu para Cubatão, chegando lá a vista era horrível, chegou a ser agressivo para a Natureza de Pedro.




Ele notou que os demais poucos de importavam, concentrados estavam no escopo da Obra:

- Daquela torre até aquele tanque será o primeiro Pipe-Way. Só serão 35 Toneladas de suportes.

O ônibus parou em frente a um prédio velho que tinha a vista para outro prédio velho. Então o administrativo indicou que todos descessem do ônibus e lhes entregasse as carteiras de trabalho. Na espera havia outro administrativo responsável pelos alojamentos, com o sotaque de São Paulo ele falou:

-  Como foram de viagem?

- Muito bem, demoramos três dias.

- Aqui o alojamento são oito por quarto. Acabei de comprar lençol e toalha. O restaurante é ali em frente. Vieram quantos nesse ônibus?

- 37 Pessoas.

- Tem vaga para todo mundo. É só mandar eles irem para o terceiro andar e lá vão encontrar as camas prontas e as chaves dos armários.

- Onde é que tem um lugar para tomar uma gelada, não aguento mais ficar na água.

- Boteco com gelada aqui é o que não falta.

Pedro pouco tinha conversado e se enturmado no ônibus. Subiu até o terceiro andar e escolheu uma cama. Quando sentou na cama pensou em voltar.



Olhou a sua volta, todos estavam animados com a chegada:

- Vamos fazer os exames só amanhã. Hoje é dia de procurar lugar para tomar uma bem gelada.

Ulisses teve a preocupação de procurar Pedro e perguntar como ele estava:

- Como tá garoto? Gostou?

Pedro assustado respondeu:

- Mais ou menos, não era isso que eu tava esperando.

Então Ulisses que sabia que não poderia aliviar, respondeu:

- Pedro, aqui tu tá para ganhar dinheiro. Mas tem que me ajudar no serviço.

Pedro sentiu uma confiança muito grande nas palavras de Ulisses, diferente de Otamar ele inspirava o verdadeiro respeito e compromisso com as obrigações que o trabalho iria exigir.

- Eu tenho um filho da tua idade, sabia? Os administrativo vão cuidar de tudo. Se tiver algum problema pode me procurar, Pião da minha equipe não passa aperreio.

Ele se sentiu mais confortável com a presença de Ulisses, então a noite comeu um bom prato de comida, ligou para o orelhão de sua rua para falar com Carine, chorou de saudades e dormiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário